CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estudo da Abstartups realiza mapeamento sobre tendências empreendedoras no Brasil

Pesquisa utiliza dados da região de Ribeirão, assim como o cenário do mercado de inovações; ouça o 'CBN Tecnovação'
tendências empreendedoras Brasil
Pesquisa utiliza dados da região de Ribeirão, assim como o cenário do mercado de inovações; ouça o 'CBN Tecnovação'

Pesquisa utiliza dados da região de Ribeirão, assim como o cenário do mercado de inovações; ouça o ‘CBN Tecnovação’

Ribeirão Preto se destaca no cenário nacional de startups, ocupando a quinta posição entre as cidades do Sudeste com maior número de empresas inovadoras, de acordo com um estudo anual da Associação Brasileira de Startups (AB Startups).

Mapeamento das Startups Brasileiras: Dados-Chave

O estudo da AB Startups mapeou 2.593 startups em 326 cidades brasileiras. A região Sudeste concentra a maior parte dessas empresas (55%), com São Paulo liderando o ranking. O setor de EdTech (educação) foi o principal segmento econômico identificado, seguido por Fintech (finanças) e HealthTech/Life Science (saúde e bem-estar).

Ribeirão Preto: Um Olhar Regional

O estudo nacional posiciona Ribeirão Preto entre as cinco cidades do Sudeste com mais startups. Entretanto, um mapeamento regional realizado pelo Supera Parque revela um número significativamente maior: 294 startups no município e 328 na região metropolitana. Neste cenário local, os setores de HealthTech e Agritech se destacam como os principais, refletindo a vocação regional para saúde e agronegócio. Em contraste com o cenário nacional, o setor de EdTech ocupa a terceira posição na região metropolitana.

Diversidade e Inclusão: Desafios e Contradições

O estudo também abordou a questão da diversidade e inclusão. Enquanto 73% dos respondentes do mapeamento regional consideram importante incluir práticas e políticas direcionadas às minorias, apenas 59% das startups mapeadas no cenário nacional realizam ações concretas nesse sentido. Essa discrepância entre discurso e prática é atribuída ao perfil predominantemente masculino, branco e heterossexual dos fundadores de startups, tanto no cenário nacional quanto no regional. A necessidade de maior inclusão e ações efetivas para promover um ambiente mais diverso no ecossistema de startups é evidente.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.