CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Estudo da Fiocruz revela que dengue é mais grave em crianças de até cinco anos

Pediatra Ivan Savioli Ferraz explica o que é o vírus e como ele se manifesta nos pequenos; ouça o 'Filhos e Cia'
dengue em crianças
Pediatra Ivan Savioli Ferraz explica o que é o vírus e como ele se manifesta nos pequenos; ouça o 'Filhos e Cia'

Pediatra Ivan Savioli Ferraz explica o que é o vírus e como ele se manifesta nos pequenos; ouça o ‘Filhos e Cia’

A dengue é uma doença que preocupa, especialmente quando se trata de crianças. Em Ribeirão Preto, 21 mortes foram registradas em 2024, e estudos indicam que a doença pode ser mais grave em bebês e crianças pequenas.

Sintomas e Confusão com Outras Doenças

Um dos desafios no combate à dengue em crianças é a semelhança dos sintomas com outras viroses. Bebês com menos de um ano podem apresentar sintomas que se confundem facilmente com outras enfermidades, dificultando o diagnóstico precoce e adequado. Embora a maioria dos casos em crianças menores de dois anos seja autolimitada (se resolvendo sozinha), a chance de gravidade é duas a três vezes maior do que em outras faixas etárias.

Fatores de Risco e Gravidade

Existem algumas explicações para a maior gravidade da dengue em crianças pequenas. Uma delas envolve os anticorpos maternos: mães que já tiveram dengue passam anticorpos para seus filhos, e esses anticorpos, em vez de proteger, podem causar uma reação inflamatória mais intensa caso a criança contraia a doença. Outra explicação é a possível disfunção no sistema imunológico da criança, que pode não responder adequadamente ao vírus da dengue. A queda de plaquetas e a ocorrência de hemorragias também são sintomas que podem se manifestar em crianças.

Prevenção e Tratamento

É crucial procurar um pediatra ao menor sinal de febre, falta de apetite ou mudança no comportamento da criança, mesmo sem sintomas respiratórios como tosse ou coriza. O tratamento geralmente envolve hidratação e a abstenção de medicamentos como aspirina e anti-inflamatórios não hormonais. Casos graves exigem medidas adicionais. A vacina contra a dengue, atualmente disponível para crianças entre 10 e 14 anos, está em processo de expansão para faixas etárias menores, com o Instituto Butantã tendo solicitado o registro de uma vacina para crianças a partir de 2 anos. Além da vacinação, a prevenção continua sendo fundamental, focando na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.