CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estudo da USP aponta que recuperados da Covid-19 podem desenvolver transtornos psiquiátricos

Casos foram diagnosticados em pacientes que tiveram quadros graves e moderados da doença
Covid-19 e transtornos psiquiátricos
Casos foram diagnosticados em pacientes que tiveram quadros graves e moderados da doença

Casos foram diagnosticados em pacientes que tiveram quadros graves e moderados da doença

Um estudo da Faculdade de Medicina da USP revelou uma alta incidência de transtornos psiquiátricos em pacientes recuperados da Covid-19. A pesquisa, que analisou 425 adultos seis a nove meses após a alta hospitalar, apontou um aumento de 32% em problemas mentais em comparação à população brasileira. Os diagnósticos de depressão e transtornos de ansiedade generalizada foram 8% e 14% superiores à média nacional, respectivamente.

Impacto da Covid-19 na Saúde Mental

De acordo com o psicólogo e perito judicial Felipe Gomes, a relação entre a Covid-19 e esses transtornos é multifatorial. A doença em si pode impactar o sistema nervoso central, além do impacto psicológico e emocional da própria experiência de adoecer, que afeta a qualidade de vida e aumenta a suscetibilidade a estados depressivos e ansiosos.

Preocupações e Estratégias de Enfrentamento

A pandemia gerou preocupações generalizadas sobre a gravidade da doença, impactando a saúde mental mesmo de quem não foi infectado. O medo do contágio, as restrições sociais e as perdas vivenciadas contribuíram para um clima de medo e paranoia na população. Para lidar com o estresse, Gomes destaca a importância da resiliência e do cuidado com a saúde mental por meio de hábitos saudáveis como alimentação equilibrada, exercícios físicos e melhoria dos hábitos de vida.

Impacto em Casos Brandos e Assintomáticos

Mesmo em casos brandos ou assintomáticos, a Covid-19 pode afetar a saúde mental. A própria experiência da doença, mesmo em forma leve, diminui a qualidade de vida e pode gerar sentimentos negativos. A vulnerabilidade psicológica aumenta, levando a medo e ansiedade. A busca por ajuda profissional, seja em centros de saúde, CAPS ou serviços particulares, é crucial, assim como o apoio da rede familiar e social.

Superar os desafios relacionados à saúde mental após a Covid-19 requer a combinação de cuidados profissionais, apoio social e a construção de resiliência. A experiência de outros que superaram dificuldades semelhantes pode ser uma fonte de inspiração e suporte para aqueles que enfrentam esses desafios.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.