Para participar é preciso ter entre 20 e 65 anos, sem doenças graves, não fumar e ter pressão alta; entenda mais!
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) estão conduzindo um estudo para avaliar os efeitos do extrato de beterraba na saúde cardiovascular. A pesquisa foca no impacto do nitrato presente na beterraba, Estudo da USP recruta voluntário para, que é convertido em nitrito na boca e depois em óxido nítrico no estômago, substância associada à redução da pressão arterial.
Objetivo do estudo: O estudo visa comprovar cientificamente os benefícios do extrato de beterraba para o coração, especialmente em homens com hipertensão arterial. A pesquisa está recrutando voluntários do sexo masculino, entre 20 e 65 anos, que não sejam fumantes, para evitar interferências nos resultados relacionadas ao tabagismo, que pode afetar a saúde vascular.
Foco na população negra: Um dos aspectos do estudo é analisar se a suplementação com extrato de beterraba pode ter efeitos adicionais em pessoas negras, que apresentam maior incidência de hipertensão resistente e deficiência na produção de óxido nítrico, tanto pela função orgânica quanto pela conversão do nitrato.
Leia também
Local e procedimentos: A pesquisa está sendo realizada no Centro de Saúde Integrado (CSI) Joel Domingos Machado, localizado na Rua Cuiabá, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os voluntários interessados passam por uma triagem inicial por telefone para verificar os critérios de inclusão. Após aprovação, são agendados exames que incluem avaliação da saúde vascular, exames de sangue e saliva, além do monitoramento da pressão arterial por 24 horas.
Os participantes recebem sachês do extrato de beterraba e orientações para o tratamento, que dura 28 dias. Após esse período, retornam para uma nova avaliação dos efeitos do tratamento.
Remuneração e contato: Os voluntários não pagam para participar nem recebem remuneração, mas recebem uma ajuda de custo de R$ 30 por dia para cobrir despesas de deslocamento até o centro de pesquisa.
Informações adicionais
Interessados podem entrar em contato pelo telefone (18) 99714-2512, por ligação ou mensagem, para participar do estudo.



