Foco da pesquisa desenvolvida na Faculdade de Medicina é a endometriose, doença que afeta o útero
Endometriose: Uma Nova Esperança para a Fertilidade
Pesquisadores da USP de Ribeirão Preto estão desenvolvendo uma nova abordagem no tratamento da endometriose, doença que afeta o útero e compromete a fertilidade feminina. Estudos preliminares mostram resultados promissores com o uso de antioxidantes, substâncias presentes em suplementos alimentares para atletas.
Antioxidantes e a Qualidade dos Óvulos
As pesquisas indicam que esses antioxidantes conseguem prevenir danos aos cromossomos dos óvulos, melhorando sua qualidade e aumentando as chances de gravidez. A pesquisadora Vanessa Giorgi destaca a importância dessa descoberta para as mulheres que sofrem com a infertilidade causada pela endometriose. A expectativa é que essa abordagem ajude a reverter os danos celulares causados pela doença.
Tratamento e Sintomas
A ginecologista Rosana Reis lembra que a endometriose pode se manifestar por meio de fortes cólicas menstruais e dores fora do período menstrual. Atualmente, o tratamento pode ser feito por meio de cirurgia (remoção dos focos de endometriose) ou acompanhamento clínico (métodos que impedem a menstruação, reduzindo o sangramento dos focos). O tratamento convencional, ao atrofiar as células que impedem a gestação, contribui para a melhora da fertilidade.
Leia também
- Estudo aponta que uso constante do fio dental ajuda a reduzir a incidência de AVCs
- Empresas brasileiras precisarão incluir riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos
- Atividade física e câncer de cólon: Prática regular de exercício físicos pode reduzir risco de reincidência de câncer de cólon
A endometriose afeta de 10 a 15 mulheres em idade reprodutiva (13 a 45 anos), com 30% delas enfrentando dificuldades para engravidar. A pesquisa com antioxidantes representa um avanço significativo no combate à infertilidade causada por essa doença, oferecendo uma nova perspectiva de tratamento e aumentando as chances de gravidez para muitas mulheres.



