CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estudo da USP São Carlos com idosos saudáveis e com alzheimer é apoiado pelo Google

A partir desta segunda você ouve uma série sobre três estudos da região apoiados pela multinacional da tecnologia
Estudo USP São Carlos
A partir desta segunda você ouve uma série sobre três estudos da região apoiados pela multinacional da tecnologia

A partir desta segunda você ouve uma série sobre três estudos da região apoiados pela multinacional da tecnologia

O Google está investindo em três projetos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos, com o objetivo de identificar e apoiar trabalhos acadêmicos de excelência nas áreas relevantes para a missão da empresa. Um desses projetos se destaca pela aplicação de testes neuropsicológicos automatizados para o acompanhamento de brasileiros ao longo da vida, com foco na detecção precoce do comprometimento cognitivo leve (CCL).

A Importância da Detecção Precoce do CCL

O projeto visa distinguir entre idosos saudáveis, aqueles com CCL e aqueles com comprometimento neurocognitivo maior, como Alzheimer. A detecção precoce do CCL é crucial, pois, como explica Sandra Luiz, coordenadora do projeto, o tratamento pode reverter o quadro, evitando a progressão para o Alzheimer. As intervenções não farmacológicas, como oficinas para melhorar a função cognitiva, executiva, memória e linguagem, mostram-se eficazes.

Como a Computação Auxilia no Diagnóstico

Para diagnosticar o CCL, são realizados exames e uma bateria com mais de 15 testes que avaliam atenção complexa, execução de tarefas, memória e linguagem. A computação desempenha um papel fundamental na automatização dessas baterias, eliminando a subjetividade humana e acelerando o processo de avaliação. Isso é especialmente importante diante do crescente número de idosos e do aumento da incidência de transtornos cognitivos.

O Futuro do Diagnóstico Automatizado

Com o incentivo do Google, a equipe busca automatizar a identificação de elementos recordados em testes de contação de histórias. A expectativa é equipar hospitais para o diagnóstico automatizado do CCL e adaptar os testes à realidade brasileira. A iniciativa ganha visibilidade e apoio financeiro, impulsionando o desenvolvimento de projetos de grande impacto social.

A iniciativa representa um avanço significativo na busca por soluções para os desafios do envelhecimento e da saúde cognitiva no Brasil.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.