CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Estudo de tráfico na região do Guaporé busca coletar dados para possíveis melhorias no trânsito

Rafael Soares, supervisor de operações, explica como vai funcionar e qual a importância deste projeto piloto
tráfico Guaporé
Rafael Soares, supervisor de operações, explica como vai funcionar e qual a importância deste projeto piloto

Rafael Soares, supervisor de operações, explica como vai funcionar e qual a importância deste projeto piloto

Um projeto piloto será testado de terça a quinta-feira desta semana para melhorar o fluxo de trânsito na região do Condomínio Guaporé, na Avenida Heráclito Fontoura Sobral Pinto, no acesso ao Anel Viário Sul de Ribeirão Preto.

Diagnóstico do Problema

O crescimento exponencial de empreendimentos na região gerou lentidão no trânsito, principalmente para quem vem do Guaporé e precisa acessar a SP-322 ou o Jardim Botânico. A região possui apenas uma entrada e saída, agravando a situação.

Operação Entre Bairros: A Solução Proposta

A operação, uma parceria entre a Prefeitura Municipal, Entrevias, RPMob e Polícia Militar Rodoviária, envolve interdições para analisar o tráfego e melhorar a mobilidade. O objetivo é estudar a viabilidade e a mobilidade do tráfego para apresentar soluções à Artesp.

Detalhes da Operação e Resultados Esperados

O projeto piloto, realizado das 6h30 às 8h30, afetará apenas o acesso à Avenida Heráclito Fontoura Sobral Pinto sentido leste (novo shopping). Motoristas do Anel Viário Sul sentido leste poderão acessar a avenida normalmente, mas não poderão retornar para a SP-322. Motoristas vindo do Guaporé pela Avenida Heráclito Fontoura não poderão acessar a SP-322 sentido leste, sendo desviados para a Avenida Carlos Consoni. O sentido oeste do Anel Viário Sul não terá interdições. Moradores próximos à SP-322 serão direcionados para o sentido esquerdo da via. O projeto piloto utilizará câmeras de monitoramento e drones para coletar dados, que serão analisados pela Artesp para definir ações futuras, como obras ou redimensionamento do dispositivo de retorno. A operação conta com sinalização, agentes de trânsito e comunicação prévia aos moradores e comércios locais.

Após a análise dos dados coletados durante os três dias de teste, a Artesp decidirá se serão necessárias intervenções de obra ou se as medidas implementadas serão suficientes para melhorar o trânsito local. A prefeitura, por meio da RPMob, contribui com a orientação de trânsito, em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária. Embora o foco seja a região do Guaporé, outros pontos de congestionamento, como o acesso ao Anel Viário pela Brazolândia Costa Angelo Genaro Gallo, também serão estudados futuramente.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.