Em uma cidade como Batatais, que adotou o lockdown, os diagnósticos diários com as restrições podem cair de 90 para 5/ dia
A região enfrenta novos desafios com a pandemia. Bebedouro decretou lockdown a partir de quinta-feira, enquanto Batatais intensificou as medidas restritivas já em vigor desde sábado, implementando o lockdown mais longo do estado de São Paulo desde o início da pandemia: 17 dias de fechamento total.
Medidas Restritivas em Batatais
O lockdown em Batatais, que começou parcialmente no sábado, terá o comércio, serviços, repartições públicas e escritórios fechados até 30 de maio. O Instituto Butantã, em conjunto com a Secretaria da Saúde de Batatais, projetou a redução de casos de infectados com as medidas restritivas. Projeções epidemiológicas indicam que com o lockdown, a média móvel de casos diários pode cair de 90 para menos de 5. A taxa de transmissão (Rt) passaria de 1,4 para menos de 1, indicando controle da pandemia. A eficácia das medidas depende de pelo menos 70% de adesão ao isolamento social.
Impacto e Necessidade de Colaboração
Especialistas reforçam a importância das medidas não farmacológicas, como o distanciamento social e os cuidados sanitários, para controlar a pandemia e evitar o colapso do sistema de saúde. A Fiocruz destaca que, sem o apoio de medidas econômicas que garantam o sustento da população durante o período de restrições, o sucesso do lockdown fica comprometido. A situação em Ribeirão Preto, com UTIs lotadas e aumento de casos, ilustra a gravidade do cenário sem coordenação entre os níveis municipal, estadual e federal. O exemplo de Araraquara, com redução significativa de casos e mortes após lockdown, demonstra a eficácia da estratégia.
Leia também
Em Batatais, apesar de bons índices, a taxa de isolamento social ainda está em 48%, insuficiente para garantir o controle da pandemia. A colaboração da população é fundamental para o sucesso das medidas restritivas e a superação deste momento crítico.



