CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estudo do Hemocentro de Ribeirão para tratamento da leucemia e linfoma vai receber investimento de R$ 100 mi

Procedimento terapêutico usa células CAR-T do próprio paciente e já mostrou bons resultados; Rodrigo Calado explica a iniciativa
tratamento leucemia linfoma
Procedimento terapêutico usa células CAR-T do próprio paciente e já mostrou bons resultados; Rodrigo Calado explica a iniciativa

Procedimento terapêutico usa células CAR-T do próprio paciente e já mostrou bons resultados; Rodrigo Calado explica a iniciativa

Um estudo inovador realizado em Ribeirão Preto, em parceria com a Fundação Butantã, mostra resultados promissores no combate à leucemia e ao linfoma utilizando a terapia CAR-T. Com um investimento de R$ 100 milhões do Ministério da Saúde, a pesquisa entra em uma nova fase, expandindo o número de pacientes participantes.

O que é a terapia CAR-T?

A terapia CAR-T consiste na coleta de células do sistema imunológico (linfócitos T) do paciente. Em laboratório, essas células são geneticamente modificadas para reconhecer e atacar as células cancerígenas da leucemia ou linfoma. Após a reprogramação, as células são reintroduzidas na circulação sanguínea do paciente, combatendo o câncer de forma direcionada.

A nova fase do estudo

Esta nova fase do estudo clínico, aprovada pela Anvisa, selecionará 81 pacientes com leucemia linfoblástica aguda B e linfomas B que não responderam bem aos tratamentos convencionais. O objetivo é obter o registro na Anvisa para disponibilizar o tratamento pelo SUS. Resultados anteriores, com 20 pacientes tratados em caráter compassivo, mostraram taxas de remissão significativas, mesmo em casos avançados da doença. O processo de modificação celular leva cerca de duas a três semanas, período em que o paciente pode receber uma terapia ponte para controlar a doença.

Próximos passos e expansão da pesquisa

A expectativa é que, após o tratamento e acompanhamento dos 81 pacientes, os dados sejam apresentados à Anvisa para aprovação do tratamento. O sucesso desta fase poderá inspirar estudos semelhantes em outros tipos de câncer, com pesquisas já em andamento em outros centros no Brasil e na América do Sul. A terapia CAR-T, embora promissora, está atualmente focada em leucemias e linfomas, com pesquisas em andamento para expandir seu uso em outros tipos de câncer. A participação no estudo requer avaliação médica prévia, sendo necessário o contato com um hematologista para verificar a elegibilidade do paciente.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.