Quem explica o levantamento é a pesquisadora do núcleo de inovação do Supera Parque, Denise arruda; ouça o ‘CBN Tecnovação’
O Giro CBN recebeu Denise Arruda, pesquisadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do SuperaParc de Ribeirão Preto, para discutir o mapeamento do ecossistema de empreendedorismo e inovação da cidade.
Importância do Mapeamento
O mapeamento busca identificar os principais atores do ecossistema e o impacto de suas ações na região. Ao trazer esse conhecimento à sociedade e aos próprios atores, permite identificar tendências tecnológicas, necessidades de serviço e setores em crescimento em Ribeirão Preto e região. A edição de 2021 inclui também o município de São Carlos, em parceria com a Liga de Empreendedorismo de São Carlos (LESC).
Resultados do Mapeamento
Em 2020, o mapeamento classificou atores da região em dez grupos, incluindo sistemas S, associações, ambientes de inovação, incubadoras e arranjos produtivos locais (como os de economia criativa, agronegócio e mercado mecânico). Foram mapeados cerca de 230 empreendimentos tecnológicos, com destaque para a área de tecnologia da informação, seguida de saúde, biotecnologia e agronegócio. A pesquisa também coletou informações sobre parcerias, desafios e oportunidades do ecossistema.
Leia também
Participação na Pesquisa
A pesquisa utiliza questionários online e busca ativa de informações em diversas fontes. Para participar, empresas jovens de base tecnológica, entidades e grupos que apoiam o empreendedorismo e a inovação podem acessar o site do SuperaParc e responder ao formulário até o dia 02/05. A participação é aberta, gratuita e leva cerca de 5 minutos. A participação é fundamental para startups e outros atores do ecossistema, oferecendo benefícios como visibilidade e acesso a informações relevantes para o crescimento.
A iniciativa do SuperaParc contribui significativamente para o desenvolvimento do ecossistema de inovação da região, oferecendo dados e insights valiosos para empreendedores e investidores. A colaboração com a LESC amplia o alcance e o impacto da pesquisa, fortalecendo a conexão entre diferentes atores do ecossistema.