Projeto de iniciação científica analisou efeito de fungicidas isolados junto a agentes de controle biológico para evitar doença
Controle Biológico contra Ferrugem na Soja: Um estudo premiado
Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) foram premiados no Congresso Paulista de Fitopatologia por um estudo inovador sobre o manejo da ferrugem asiática da soja. A pesquisa, realizada em uma área de dois hectares, comparou a eficácia de fungicidas tradicionais com a integração de fungicidas e agentes de controle biológico.
Resultados Promissores
Os resultados demonstraram maior produtividade na área onde se utilizou a combinação de fungicidas e controle biológico. Esse achado reforça a importância da adoção de estratégias integradas para o manejo da ferrugem, principal doença da soja, que pode causar perdas de até 100% da safra se não controlada. O uso contínuo de fungicidas químicos tem levado ao desenvolvimento de resistência pelo fungo, diminuindo a eficácia dos tratamentos.
Manejo Integrado e Sustentabilidade
Para especialistas, o estudo apresenta uma solução prática, econômica e acessível aos produtores, permitindo a racionalização do uso de fungicidas e promovendo um manejo mais sustentável. A pesquisa destaca a importância do controle biológico como ferramenta fundamental para combater a ferrugem da soja e garantir maiores rendimentos na produção.
O estudo premiado contribui significativamente para a busca de métodos de controle mais eficazes e sustentáveis da ferrugem asiática da soja, beneficiando os produtores e o meio ambiente.