CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Etanol alcança valor mais baixo dos últimos 3 anos, segundo ANP

O principal motivo é a safra recorde em 2023; ouça a análise de José Carlos de Lima Júnior
Preço etanol
O principal motivo é a safra recorde em 2023; ouça a análise de José Carlos de Lima Júnior

O principal motivo é a safra recorde em 2023; ouça a análise de José Carlos de Lima Júnior

Nesta semana, o governo federal anunciou uma nova política industrial, denominada "neoindustrialização", gerando debates e incertezas no mercado.

Neoindustrialização: promessas e questionamentos

O governo apresenta a neoindustrialização como uma resposta à desindustrialização que o Brasil, assim como outros países, tem vivido nas últimas décadas, em parte devido ao crescimento da China como centro manufatureiro mundial. A política visa atrair investimentos para o setor industrial, com foco em sustentabilidade e inovação, semelhante aos investimentos diretos que o agronegócio recebe.

Entretanto, o anúncio gerou reações negativas no mercado, principalmente devido à falta de clareza sobre a origem dos recursos para financiar essa modernização industrial e à escolha do BNDES como banco executor. A ausência de detalhes sobre o programa e a preocupação com o aumento do endividamento público contribuíram para o ceticismo.

Aumento da mistura de etanol na gasolina: impactos no preço

Outro ponto abordado foi o aumento da mistura de etanol na gasolina, de 27,5% para 30%. Embora o consumidor se mostre otimista com a possibilidade de queda nos preços do combustível, a realidade é mais complexa. Embora um aumento na oferta de etanol possa levar à redução de preços, fatores como a produtividade da safra agrícola e a oscilação do preço do petróleo influenciam diretamente no preço final.

Atualmente, o preço do etanol se mostra competitivo, apesar de variações regionais. A safra açucareira predominante em 2022 poderia justificar um aumento de preço, mas o oposto ocorreu, com redução nos valores. Isso se deve, em parte, aos estoques de passagem e ao preço da gasolina, que atua como um fator de contenção.

Perspectivas e conclusões

A neoindustrialização e o aumento da mistura de etanol na gasolina são temas que exigem acompanhamento constante. A falta de detalhes sobre a neoindustrialização gera dúvidas sobre sua viabilidade e impacto na economia. Quanto ao etanol, a relação entre safra, oferta e preço continua complexa e sujeita a diversas variáveis.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.