Valor da gasolina também deve ter aumento de 7%; período de entressafra faz com que usinas subam os preços para distribuidoras
Motoristas de Ribeirão Preto estão sentindo no bolso o aumento recente no preço dos combustíveis. Segundo informações da CBN Ribeirão, o etanol acumula alta de 15% nos últimos 30 dias, enquanto a gasolina registrou aumento superior a 7%.
Alta do Etanol: Entre-safra e Aumento de Preços
De acordo com Fernando Roca, integrante do Núcleo Postos Ribeirão, a alta do etanol se deve principalmente à entre-safra. Com as usinas de açúcar e álcool parando a moagem da cana, a oferta diminui e os preços sobem. Esse aumento, iniciado há cerca de 30 dias, tende a continuar nos próximos dias.
Alta da Gasolina: Fatores Internacionais e Repercussão Local
Já a gasolina acompanha as variações do mercado internacional e do câmbio. A Petrobras, com o aval do governo, anuncia os aumentos. Somado a isso, os postos revendedores buscam recompor seu equilíbrio financeiro após as dificuldades da pandemia, o que contribui para a pressão sobre os preços.
Leia também
Aumento e Concorrência
Apesar dos aumentos, a concorrência acirrada entre os postos de Ribeirão Preto tem feito com que o repasse aos consumidores seja mais gradual. A recomendação para os motoristas é ficar atento aos preços e optar pelo combustível mais vantajoso: etanol se o preço estiver abaixo de 70% do valor da gasolina.



