Além da redução da carga tributária, com a redução do ICMS em cima dos combustíveis, a safra da cana tem impulsionado a produção
Etanol mais barato no interior paulista
Motoristas em cidades do interior de São Paulo estão encontrando o etanol a menos de R$ 3,00 o litro. Essa redução é resultado da combinação de dois fatores: a diminuição do ICMS sobre combustíveis e o aumento da oferta do produto no mercado, impulsionado pela safra de cana-de-açúcar.
Safra de cana em alta
Na segunda quinzena de atrássto, a moagem de cana na região Centro-Sul atingiu 44 milhões de toneladas, um aumento de 1,79% em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo Antônio de Padoa Rodrigues, diretor técnico da União da Indústria de Cana de Açúcar (UNICA), a recuperação da produtividade agrícola, após as dificuldades climáticas de 2022, contribuiu para esse resultado positivo. Apesar do aumento na produção, a safra ainda está 7% atrasada em relação ao ano passado, devido ao início tardio da colheita.
Projeções para a safra
Embora atrasada, a safra de cana promete se estender até março de 2024, uma vez que a moagem deve continuar intensa após outubro, data em que a safra do ano passado se encerrou. Essa perspectiva indica um fornecimento contínuo de etanol e a possibilidade de manutenção dos preços baixos para o consumidor.
Leia também
O cenário positivo para a produção de etanol traz alívio para o consumidor, com preços menores nos postos de combustível do interior paulista. A combinação de fatores como redução de impostos e aumento da oferta contribui para este resultado, que deve se estender pelos próximos meses, considerando a projeção de uma safra longa.