Foram registrados 214 mil casos em 2015, contra 150 mil no ano anterior; código de trânsito prevê multa e perda de pontos na CNH
A fiscalização remota por vídeo-monitoramento, permitida pela Resolução 471 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), tem impulsionado o número de autuações por evasão de pedágio. A medida possibilita que a polícia identifique e multe infratores que tentam burlar o sistema de cobrança.
O Crescente Problema da Evasão
Segundo Ricardo Gerab, gerente de operações da concessionária Via Norte, 99% das evasões ocorrem nas praças de pedágio com cobrança automática. Motoristas aproveitam a abertura da cancela para o veículo da frente e passam sem pagar. Em alguns casos, danificam o equipamento ou ultrapassam mesmo com a cancela fechada. Gerab alerta para o risco de acidentes que essa prática acarreta, tanto para os usuários da rodovia quanto para os funcionários da praça de pedágio.
Ousadia e Fraudes nas Placas
O tenente Thales Borges Leite, da Polícia Militar, relata que a ousadia dos motoristas vai além da alta velocidade na evasão. Muitos fraudam as placas para evitar multas. Com a resolução do Contran, policiais militares rodoviários passaram a atuar nas centrais de monitoramento das concessionárias, autuando os infratores em tempo real. A cada evasão, a placa do veículo é consultada e a notificação é emitida. O tenente ressalta que, além do valor da multa, a perda de cinco pontos na carteira é um problema significativo, especialmente para motoristas profissionais.
Leia também
Perfil dos Infratores e Métodos de Fraude
De acordo com o tenente, sete em cada dez infrações são cometidas por caminhões. Muitos motoristas utilizam objetos para dificultar a identificação das placas, como sinais luminosos, dispositivos que abaixam a placa durante a passagem e até mesmo objetos improvisados para cobrir a placa original. Nos dois primeiros meses do ano, foram registradas 45 mil fugas da cobrança.
As notificações são enviadas ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para a emissão da multa. O Código de Trânsito Brasileiro prevê, além do pagamento de R$127 pela infração, a perda de cinco pontos na carteira de habilitação.
Reportagem para a CBN Ribeirão.



