CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Evento apresenta inovações em vários setores com destaques para o automobilístico

Tiago Fernandes traz detalhes sobre os carros autônomos e capacetes com viseira de tela; ouça a coluna 'Conexão CBN'
inovação automobilística
Tiago Fernandes traz detalhes sobre os carros autônomos e capacetes com viseira de tela; ouça a coluna 'Conexão CBN'

Tiago Fernandes traz detalhes sobre os carros autônomos e capacetes com viseira de tela; ouça a coluna ‘Conexão CBN’

A Consumer Electronics Show (CES), maior feira de tecnologia do mundo, acontece em Las Vegas e promete grandes novidades em 2024, com foco em mobilidade.

Carros Autônomos: o Futuro da Mobilidade?

A Sony, em parceria com a Honda, lançará um carro autônomo na CES, concorrendo diretamente com o veículo da Apple, que deve chegar ao mercado em 2026. A expectativa é que esses carros, inicialmente disponíveis em cidades com infraestrutura adequada, ofereçam uma experiência de condução totalmente automatizada, dispensando até mesmo o volante em alguns casos. Apesar da promessa de praticidade, a tecnologia ainda enfrenta desafios, principalmente em países com infraestrutura precária como o Brasil.

Além dos Carros: Novas Tecnologias na CES

A feira também apresentará outras inovações tecnológicas, como um capacete inteligente com GPS, inteligência artificial e câmera traseira integrada, e óculos de realidade virtual para jogos do Playstation 5. Uma startup suíça lançará um anel que monitora a saúde do usuário, medindo batimentos cardíacos e outros dados. A Samsung mostrará uma geladeira com tela touchscreen de 32 polegadas, e a Amazon apresentará sua visão para casas inteligentes, integrando diversos dispositivos por meio de aplicativos e assistentes virtuais como a Alexa.

Tecnologia e o Contato Humano

Apesar do avanço tecnológico, a discussão sobre o equilíbrio entre inovação e o contato humano permanece relevante. Embora a tecnologia ofereça soluções para diversas áreas da vida, a importância da interação pessoal e o risco de isolamento social em decorrência do uso excessivo de tecnologia são pontos importantes a serem considerados. A tecnologia deve ser uma ferramenta para auxiliar e melhorar a vida das pessoas, e não substituir a experiência humana.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.