Encontro Nacional de Alimentação Escolar também teve o lançamento de um app para unificar os planos de nutrição nas escolas
São Carlos sediou na quinta-feira (26/10) o 10º Encontro Nacional de Alimentação Escolar, reunindo 365 cidades em um evento que discutiu os avanços e desafios da merenda escolar brasileira.
Parcerias e Participação Social
O encontro contou com palestras e oficinas que destacaram a parceria entre os governos federal, estadual e municipal, além da crucial participação da sociedade civil. Conselhos participativos desempenham um papel fundamental na fiscalização e no acompanhamento da qualidade da merenda, como explicou a nutricionista Mônica de Andrade. Ela enfatizou a importância da sociedade em conhecer, fiscalizar, cobrar e sugerir melhorias no programa.
Agricultura Familiar e Tecnologia
O evento também deu destaque à agricultura familiar, com a participação de representantes de cooperativas. Ademir Gaiarto, produtor rural, ressaltou a necessidade de organização dos pequenos produtores em cooperativas para fornecer alimentos de qualidade para as escolas de todo o país. Foi lançado o aplicativo Nutrimais, uma plataforma que visa aproximar todos os agentes envolvidos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), desde nutricionistas e gestores até pais e alunos, garantindo a transparência e o monitoramento da entrega da merenda.
Leia também
- Acidente e turismo em são carlos: São Carlos pedirá ao Estado reconhecimento como Município de Interesse Turístico
- Agressão em restaurante são carlos: Cliente é agredido após reclamar de demora no atendimento em restaurante de São Carlos
- Com apoio da Prefeitura, Comercial espera melhorias no Palma Travassos para receber grupo da Copa São Paulo
Desafios e Perspectivas
Marcelo Hanut, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo Nutrimais, explicou que a plataforma busca conectar todos os envolvidos no processo, permitindo o acompanhamento da entrega e da qualidade da merenda. A nutricionista Mônica de Andrade destacou o desafio de garantir que, para muitas crianças, a merenda escolar seja a única refeição do dia, reforçando a importância da qualidade nutricional. Com o aumento do número de escolas em período integral, o objetivo é que as crianças recebam 70% de suas necessidades nutricionais na escola, combinando alimentação de qualidade com o atendimento pedagógico.