CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Evento que divulga ciência em bares começa nesta segunda

Em Ribeirão Preto, edição de 2017 do 'Pint of Science' será realizada em três dias
ciência em bares
Em Ribeirão Preto, edição de 2017 do 'Pint of Science' será realizada em três dias

Em Ribeirão Preto, edição de 2017 do ‘Pint of Science’ será realizada em três dias

Ciência em dose dupla: Paint of Science chega a Ribeirão Preto com debates descontraídos em bares

De 2012 para cá

O Paint of Science, festival que leva debates científicos para bares, surgiu na Inglaterra em 2012 e se espalhou pelo mundo. No Brasil, sua primeira edição ocorreu graças ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos. Em Ribeirão Preto, o evento deste ano será realizado pelo Instituto de Estudos Avançados da USP, o Centro de Terapia Celular e o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias.

Formato inovador

Em 2023, o festival expande sua atuação para 22 cidades brasileiras, oferecendo 12 debates simultâneos em três locais diferentes, sempre às 19h30. A proposta é aproximar a ciência da população de forma informal e divertida, quebrando o formalismo da sala de aula e estimulando a interação por meio de conversas descontraídas. O professor de Filosofia da USP, Marco Antônio de Almeida, destaca a importância desse formato, utilizando até mesmo histórias em quadrinhos em suas apresentações. A ideia é que cientistas, pesquisadores e público dialoguem em pé de igualdade, permitindo que as pessoas façam perguntas e expressem suas opiniões.

Acesso democrático ao conhecimento

Eduardo Lória Vidal, coordenador do evento em Ribeirão Preto, explica que o objetivo é levar os cientistas para fora do laboratório, aproximando a produção científica da população. O evento conta com a participação de instituições como a USP e o Senac, e aborda temas diversos, desde a área médica até questões sociais. A linguagem utilizada é acessível, e os pesquisadores são orientados a apresentar seus trabalhos de forma simples e direta, sem jargões técnicos. A expectativa é de grande adesão do público, considerando o sucesso do formato em edições anteriores. Os debates acontecerão em três bares da cidade: Lundinvictas, Cervejário e Galeria, de 19h30 às 21h. O público paga apenas o que consumir. Mais informações podem ser encontradas no site paintofscience.com.br.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.