Sigismundo Bialoskorski, que foi professor da Faculdade de Administração, levou 100 dias para ir de Ubatuba à Cidade do Cabo
Professor Sigismundo Bialorkowski, aposentado da USP, realizou uma incrível travessia do Atlântico Sul, navegando de Ubatuba (SP) até a Cidade do Cabo, na África do Sul. Em entrevista à CBN, ele detalhou essa aventura de 100 dias e mais de 6 mil quilômetros a bordo de um veleiro de 34 pés.
Desafios da Travessia
A travessia do Atlântico Sul apresentou desafios únicos. O professor explicou que, diferente do Atlântico Norte, o Atlântico Sul possui uma geografia peculiar, com correntes e ventos que circulam o globo. Isso resulta em ondas altas, ventos fortes e condições climáticas adversas, exigindo preparação e experiência em navegação. A viagem envolveu a superação de três ou quatro centros de baixa pressão, geradores de tempestades e ondas gigantes.
A Jornada e suas Paradas
A viagem foi realizada em equipe, com mais dois amigos tripulantes. O percurso foi dividido em três etapas: Ubatuba a Cape Town (33 dias), Cape Town a Santa Helena (14 dias), e Santa Helena de volta ao Brasil, passando por Trindade e Martin Vaz (23 dias). Entre os locais visitados, a Ilha da Trindade, próxima à costa brasileira, foi destacada como a mais bonita, devido à sua beleza vulcânica e localização oceânica.
Leia também
O Livro e Futuros Planos
A aventura de Sigismundo Bialorkowski foi registrada no livro “Travessia do Atlântico Sul: Saudação do Céu Refletido no Mar”, disponível na Amazon e no site da editora De Zeu. O professor também planeja palestras com exposições fotográficas em Ribeirão Preto. Apesar de já ter realizado diversas viagens, incluindo a travessia do Atlântico Norte e uma expedição à Antártica, Sigismundo considera a travessia do Atlântico Sul seu maior desafio e, por enquanto, não planeja novas viagens de grande porte.



