Em sua obra, Rubens Ricúpero fala de histórias curiosas e do trabalho das embaixadas pelo mundo
O embaixador Rubens Recupero, ex-ministro da economia e professor de relações internacionais pela FAAP, esteve em Ribeirão Preto para o lançamento de seu livro “A Diplomacia na Construção do Brasil”, considerado o estudo mais completo sobre o tema desde 1750. Em entrevista à CBN, Recupero relembrou momentos importantes de sua carreira e analisou a situação política brasileira.
Momentos marcantes da carreira
Recupero participou de eventos históricos relevantes, como a condecoração de Ernesto Che Guevara pelo presidente Jean-Luc Cuadros e a visita de Robert Kennedy ao Brasil em 1962, em meio a tensas relações entre Brasil e EUA. No entanto, o embaixador destaca o lançamento do Real em 1994 como o episódio mais marcante. Na época ministro da Fazenda, Recupero sucedeu Fernando Henrique Cardoso e conduziu o lançamento da nova moeda, reduzindo a inflação de quase 2% ao dia para menos de 3% ao ano em 2017, uma conquista considerada irreversível apesar dos erros posteriores.
Corrupção no Brasil: uma percepção peculiar
O embaixador comenta sobre uma pesquisa que aponta o aumento da percepção de corrupção entre os brasileiros, mas sem que estes se considerem parte do problema. Recupero acredita que a corrupção política atingiu um nível tão extremo que a população diferencia atos de corrupção em pequena escala (como propina para agilizar processos burocráticos) da corrupção em larga escala, exemplificada por casos como o de 52 milhões de reais em malas de apartamento, comparando-o à “caverna de Ali Babá numa versão atualizada”. Apesar da diferença de escala, ele ressalta que ambos os atos violam a lei e que o país precisa de medidas para dificultar ações corruptas.
Leia também
Reflexões sobre o Brasil atual
Ao final da entrevista, o embaixador convida o público para uma apresentação às 19h, onde pretende refletir sobre o momento atual do Brasil e as raízes da crise brasileira, aprofundando as questões abordadas na entrevista.



