CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ex-goleiro Doni enfrenta audiência nos Estados Unidos por suspeita de fraude imobiliária

Investigação aponta que construtora do ex-atleta do Botafogo teria captado recursos de investidores para projetos na Flórida que foram abandonados ou nunca entregues.
doni
Investigação aponta que construtora do ex-atleta do Botafogo teria captado recursos de investidores para projetos na Flórida que foram abandonados ou nunca entregues.

O ex-goleiro Doni, com passagens por Corinthians, Roma, Liverpool e Seleção Brasileira, enfrenta nesta terça-feira (10) uma audiência judicial em Orlando, na Flórida. Doni e o sócio dele, o também brasileiro Herner Macedo, são acusados de vender imóveis nos Estados Unidos por meio da empresa D32 Invest e não entregar as unidades aos compradores. A audiência foca em uma dívida específica de aproximadamente US$ 59 mil — cerca de R$ 309 mil — em ação movida por duas mulheres residentes no país.

As investigações revelam que a empresa captava investidores no Brasil e no exterior com a promessa de rendimentos de até 15% ao ano sobre a construção de casas de alto padrão. Um dos projetos, lançado em 2022, previa a edificação de mais de 500 residências e um campo de golfe, mas as obras estariam paradas ou abandonadas. De acordo com reportagens veiculadas pela imprensa norte-americana, investidores continuavam recebendo relatórios financeiros que indicavam lucros, mesmo com as construções paralisadas.

Risco jurídico

O tribunal da Flórida intimou ambos os sócios para o comparecimento presencial na audiência de hoje. Especialistas jurídicos alertam que o não cumprimento da determinação ou a ausência injustificada podem levar o juiz a adotar medidas mais severas, incluindo a decretação de prisão civil por descumprimento de ordem judicial, conforme previsto na legislação local.

Apesar do risco jurídico nos Estados Unidos, uma eventual ordem de prisão teria efeito restrito ao território norte-americano. Como a prisão civil por dívida de empresa não está prevista no ordenamento jurídico brasileiro, a medida não possui eficácia imediata caso os investigados estejam no Brasil. A defesa do ex-goleiro e do sócio dele ainda não foi localizada para comentar as acusações, uma vez que o escritório da empresa também está sediado nos Estados Unidos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.