STF concede liminar e Ronaldo Napeloso, que estava preso desde junho, vai cumprir a pena em regime aberto
O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu habeas corpus ao ex-vereador de Araraquara, Ronaldo Napeloso, que deixou a prisão na manhã de ontem. Ele estava detido desde junho do ano passado, cumprindo pena de cinco anos e dez meses em regime semiaberto por lavagem de dinheiro, além de 11 meses e 20 dias por fraude processual.
Soltura e Alterações no Regime
Napeloso, que se encontrava no Centro de Ressocialização de Araraquara, teve seu regime de cumprimento de pena alterado de semiaberto para aberto, graças à decisão do ministro Marco Aurélio. A soltura ocorreu após a decisão judicial que atendeu ao pedido de habeas corpus.
Acusações e Investigações
O ex-vereador foi acusado de liderar um esquema de desvio de verbas públicas nas secretarias de Agricultura e de Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento. A Polícia Federal estima que o desvio tenha superado R$ 1 milhão. Durante seu primeiro mandato como secretário da Agricultura, entre 2009 e 2012, na gestão do prefeito Marcelo Barbieri, Napeloso teria simulado a venda de um imóvel de sua propriedade para justificar a origem de R$ 300 mil usados na compra de um apartamento em nome do filho, segundo o Ministério Público. Napeloso sempre negou sua participação no esquema.
Leia também
Desfecho do Caso
Com a decisão do STF, Ronaldo Napeloso retornou para casa após a alteração do regime de cumprimento de pena. O caso demonstra a complexidade das investigações e julgamentos de crimes de corrupção, com diferentes instâncias do poder judiciário desempenhando papéis cruciais no processo.



