De acordo com o Ministério da Educação, portal registrou picos de 350 mil acessos simultâneos, quando o normal é de 25 a 30 mil
Milhares de estudantes brasileiros enfrentaram dificuldades no primeiro dia de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O site do programa registrou um pico de 350 mil acessos simultâneos, muito acima da média de 25 a 30 mil.
A Busca pelas Vagas
São 235.476 vagas em 129 instituições públicas de todo o Brasil. Em São Paulo, seis instituições participam: Unifesp, FAFAB, IFSP, Faculdade Municipal de Moji das Cruzes, UFSCAR e USP (com 30% das vagas reservadas para o Sisu). A recomendação é que os estudantes acompanhem as notas diariamente no site, buscando auxílio para analisar os dados.
Dicas para o Candidato
A diretora Natália Rocha aconselha calma e planejamento: “O Sisu tem nota de corte variável. Avalie com alguém, pois nem sempre é um processo simples. Acompanhe as páginas diariamente, pois a nota de corte pode mudar dependendo das inscrições”. O estudante João Carlos Nobre, que busca o curso de Psicologia, segue essa estratégia. É importante lembrar que o candidato não pode ter tirado zero no ENEM.
Leia também
Novidades e Considerações Finais
Uma novidade é que o estudante aprovado na segunda opção não pode ficar na lista de espera da primeira, agilizando o processo de convocação. Augusto César Hernández, diretor da UFSCAR, alerta para a importância de escolher os cursos com certeza, pois não há volta após a convocação. Marina Nasry, que pretende cursar Ciência da Computação na Unesp, demonstra a importância do planejamento e controle da ansiedade durante o processo. As inscrições vão até sexta-feira, a primeira chamada sai dia 28 de janeiro, e as matrículas devem ser feitas entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro. A lista de vagas está disponível em cizú.mec.gov.br.



