Reunião será na noite desta segunda-feira (18), na sede do partido
O Diretório Municipal do PT em Ribeirão Preto decidirá nesta noite o futuro de Antônio Palocci, ex-ministro e ex-prefeito da cidade. A reunião da executiva tratará da possível expulsão do político do partido, a pedido da executiva nacional.
Pedido de Expulsão
O pedido de expulsão se deu após o depoimento de Palocci à Justiça, no qual ele acusa o ex-presidente Lula de envolvimento no esquema de corrupção da Operação Lava Jato, em conluio com a Odebrecht. Segundo Fernando Tremura, presidente do diretório municipal, a decisão foi tomada em conjunto com as direções nacional e estadual do partido.
O Depoimento e as Acusações
Em seu depoimento, Palocci detalhou um suposto “pacto de sangue” entre Lula e o empresário Emilio Odebrecht, após a saída do petista da presidência. As acusações envolvem propina para o sítio de Atibaia, um terreno para o Instituto Lula e pagamentos por palestras, além de um caixa dois de R$ 300 milhões para Lula e o PT. O PT, no entanto, considera as acusações sem fundamento e provas.
Leia também
- Donald trump copa do mundo clubes: Trump cogita ordem executiva para mudar nome de ‘soccer’ para ‘football’ nos Estados Unidos
- Decisão do stf sobre o io: Como a discussão sobre reestabelecer IOF afeta a economia brasileira?
- Prova nacional do docente inscrições: Inscrições para a primeira edição da Prova Nacional do Docente já estão abertas em todo o país
Reações e Análises
O vereador Jorge Parada, único representante do PT na Câmara Municipal, aguardará a decisão da reunião. O cientista político Gilberto Musto avalia que a decisão de expulsão reflete a percepção do partido de que Palocci não foi fiel, diferente de outros políticos investigados. Musto também acredita que a decisão visa recolocar o PT na mídia, diante da fragilizada imagem do partido nos últimos anos. A reunião está marcada para as 18h30 na sede do PT em Ribeirão Preto.



