Operação durou uma hora e sanitizou, com uma solução à base de cloro, todo o terminal; medida visa combater o coronavírus
O Exército Brasileiro realizou, na tarde de hoje, uma operação de descontaminação no Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto. A ação, que durou cerca de uma hora, abrangeu todos os setores do aeroporto e teve como objetivo combater a proliferação do novo coronavírus.
Descontaminação do Aeroporto Leite Lopes
Segundo o Tenente Coronel Daniel Coutinho e Souza, a sanitização foi realizada a pedido da administração do aeroporto, focando em áreas de grande circulação de pessoas. A equipe militar utilizou uma solução clorada a 0,5% (equivalente a água sanitária diluída) e álcool 70% em superfícies de contato, como corrimãos e cadeiras. O Tenente Coronel ressaltou que os produtos utilizados são domésticos e não oferecem riscos à saúde, pois são diluídos e aplicados por militares com trajes de proteção especiais.
Procedimentos e Segurança
A descontaminação priorizou a zona de embarque devido a um voo programado, mas abrangeu todo o aeroporto, incluindo áreas de espera, embarque e desembarque. Cerca de dez militares participaram da operação. O Tenente Coronel Coutinho e Souza enfatizou que, por enquanto, esta foi uma ação isolada e não há previsão para novas descontaminações.
Leia também
Prevenção e Combate à Covid-19
Embora as medidas sanitárias sejam de responsabilidade dos órgãos governamentais, o Exército contribui ativamente no combate à Covid-19 com ações de sanitização em locais de grande circulação e estruturas de saúde. A operação no Aeroporto Leite Lopes demonstra o compromisso das Forças Armadas em auxiliar na prevenção da doença.



