Esse é o destaque do CBN Nutrição com a Cristina Trovó
Parar de fumar é um desafio para muitas pessoas, Existem alimentos que podem ser importantes, mas a alimentação pode ser uma aliada importante nesse processo. A nutricionista Cristina Trovó destaca que a hidratação é fundamental para eliminar as toxinas provenientes da nicotina. Ela recomenda o consumo de bastante água para aliviar a sensação de boca seca.
Dicas de alimentos que ajudam na desintoxicação
Além da água, alimentos como brócolis, gengibre e beterraba podem contribuir para a eliminação das toxinas do cigarro. Chás, especialmente de dente-de-leão e gengibre, também são indicados para esse fim.
Alívio da irritabilidade com chás: Para combater a irritabilidade, um sintoma comum durante a tentativa de parar de fumar, a nutricionista sugere o consumo de chás de camomila e erva-doce, que ajudam a acalmar.
Leia também
Evitar alimentos ultraprocessados: Cristina alerta que o consumo de alimentos ultraprocessados, como balas, pode agravar a situação devido ao seu efeito inflamatório, além de contribuir para o ganho de peso. Ela recomenda optar por alimentos naturais e saudáveis.
Alternativas saudáveis para substituir o cigarro
Como opções para substituir o hábito de levar algo à boca, a nutricionista indica pipoca feita no micro-ondas sem óleo e com sal líquido, que é uma opção leve e ajuda a manter a hidratação. O chocolate com 70% de cacau também é recomendado por conter menos açúcar e promover sensação de bem-estar. A combinação de banana com aveia é outra alternativa, pois a banana contém triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que contribui para o bem-estar.
Entenda melhor
Parar de fumar promove um processo de regeneração no organismo. É importante buscar acompanhamento profissional, como o de um nutricionista, para garantir uma alimentação equilibrada, restabelecer a microbiota intestinal e potencializar os benefícios para a saúde durante essa transição.