CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Existiu escravidão na região? Como foi a evolução do trabalho no interior paulista?

Confira os detalhes na coluna 'CBN Cidades e Suas Histórias' com Adriana Silva
escravidão interior paulista
Confira os detalhes na coluna 'CBN Cidades e Suas Histórias' com Adriana Silva

Confira os detalhes na coluna ‘CBN Cidades e Suas Histórias’ com Adriana Silva

Neste Dia do Trabalhador, em tempos de pandemia, é válido refletir sobre a rica história da força de trabalho em nossa região. A data, caindo num sábado, teve pouca celebração oficial, mas a oportunidade é perfeita para revisitarmos o passado.

O passado escravocrata de Ribeirão Preto

Muitos se perguntam se houve escravidão em Ribeirão Preto. A resposta é sim. Principalmente no período das fazendas de café, a escravidão marcou profundamente nossa história, com um número de escravizados que variava de acordo com a época.

A imigração e a construção de uma nova força de trabalho

Após a libertação dos escravos, a necessidade de mão de obra levou à imigração. Foi uma política que envolveu o Brasil e diversos países europeus, principalmente pela situação na Europa. Italianos, japoneses, espanhóis, portugueses e libaneses vieram trabalhar em Ribeirão Preto e região. Em Guariba, por exemplo, a presença japonesa foi marcante, originando a Mumbuca, local de forte concentração da cultura japonesa. Em Ribeirão Preto, os italianos tiveram grande destaque, assim como em cidades vizinhas, como Santa Rita do Passa Quatro.

De colonos a proprietários: a ascensão econômica dos imigrantes

Inicialmente trabalhadores braçais, muitos imigrantes, principalmente italianos, guardavam dinheiro com o objetivo de retornar a seus países de origem. No entanto, a maioria permaneceu. Após a crise de 1929, muitos deixaram os trabalhos rurais e se tornaram proprietários de pequenos sítios, contribuindo significativamente para a economia regional. Essa trajetória demonstra a força e resiliência desses imigrantes que construíram a história de nossa região.

Em suma, a força de trabalho em Ribeirão Preto e região é resultado de uma complexa história que envolve a escravidão, a imigração e a ascensão econômica de diversas comunidades. A contribuição de todos esses trabalhadores é fundamental para a construção da nossa identidade e merece ser lembrada e celebrada.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.