CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Expansão da área urbana de Ribeirão Preto causa embates entre animais e pessoas

Enquanto a cidade avança desordenadamente o limiar da área rural a população passa a enfrentar situações inusitadas com animais
Expansão da área urbana de Ribeirão
Enquanto a cidade avança desordenadamente o limiar da área rural a população passa a enfrentar situações inusitadas com animais

Enquanto a cidade avança desordenadamente o limiar da área rural a população passa a enfrentar situações inusitadas com animais

Em Ribeirão Preto e nas estradas da região, Expansão da área urbana de Ribeirão, o avanço urbano tem gerado preocupação com a presença de animais soltos, especialmente em áreas próximas à zona urbana. Na semana passada, um boi causou transtornos ao subir em um carro na zona sul da cidade, assustando a motorista, mas sem feridos.

A ocorrência aconteceu próxima a uma propriedade rural na região do distrito de Bonfim Paulista, que vem se transformando em bairro devido ao crescimento de condomínios. A polícia investiga a propriedade do animal para responsabilizar o dono, mas até o momento não se sabe o paradeiro do boi.

Desafios da convivência entre área urbana e rural

Especialistas, como o arquiteto Marco Castro, ressaltam a necessidade de planejamento e infraestrutura para garantir uma convivência harmônica entre o crescimento urbano e as áreas rurais remanescentes. Segundo ele, o poder público deve fiscalizar para manter essas áreas isoladas, enquanto empreendimentos e concessionárias precisam ter preocupação com essa integração.

Responsabilidade pela contenção dos animais: O secretário de Meio Ambiente de Ribeirão Preto, Cláudio Almeida, afirmou que a responsabilidade pela contenção dos animais é dos proprietários, que devem manter cercas e barreiras adequadas. A secretaria atua somente após denúncias ou constatação de que o animal escapou e representa risco à população, realizando o recolhimento dos animais de grande porte.

Casos frequentes e recolhimento de animais: Na área urbana, como no bairro Jockey Club, moradores relatam a presença constante de animais soltos, que atravessam ruas e causam acidentes. Nilza Rodrigues da Silva, moradora local, afirmou que frequentemente vê dois ou três animais na rua, e recentemente um deles causou danos ao carro dela. A diarista Andressa Cristina Machado destacou que os animais buscam alimento no mato alto e que os donos não se responsabilizam.

Segundo o secretário Cláudio Almeida, nos últimos três meses foram recolhidos 45 animais de grande porte, como cavalos, burros, porcos e ovelhas, encontrados soltos nas ruas.

Informações adicionais

A prefeitura foi questionada sobre a responsabilidade pela fiscalização das cercas e barreiras, mas não houve retorno até o momento.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.