CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Expedições escolares marcam presença na 22ª Feira do Livro de Ribeirão Preto

Andrielly Ferro traz os destaques da programação da FIL para esta sexta-feira (18); confira as atrações
feira do livro Ribeirão Preto
Andrielly Ferro traz os destaques da programação da FIL para esta sexta-feira (18); confira as atrações

Andrielly Ferro traz os destaques da programação da FIL para esta sexta-feira (18); confira as atrações

A Feira Literária de Ribeirão Preto está agitando a cidade com uma programação extensa e diversificada. A jornalista Andréle Ferro acompanhou o evento e relatou a intensa atividade, que inclui contação de histórias, palestras, shows, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, oficinas, rodas de conversa e apresentações teatrais.

Atividades Matutinas e Vespertinas

A sexta-feira, último dia de visitas escolares, começou movimentada. Andréle descreveu o trânsito intenso causado pelos ônibus escolares. A programação matutina incluiu contação de histórias, oficina de arte, aula aberta de balé e roda de conversa sobre a preservação do folclore brasileiro. O dia ainda reservou aula de circo, apresentação musical, aula de danças urbanas e, à tarde, oficina de pintura, mais contações de histórias e palestras com professores e escritores como Max Wagner, Gilberto Abreu e Marcelo Botosso, abordando a valorização histórica de cidades como Ribeirão Preto e Taquaritinga. Um encontro com a poeta e tradutora Bruna Beber aconteceu na Biblioteca Sinhal Junqueira.

Atrações Noturnas de Destaque

O grande destaque da noite ficou por conta da presença do jornalista, repórter e escritor Caco Barcelos, que conversou com o público no Teatro Pedro II. Sua participação é uma iniciativa da Wai Ventus do grupo EP, em parceria com a CBN e a IPTv. Os ingressos foram distribuídos uma hora antes do evento. Outra atração imperdível foi a apresentação da cantora Zezé Motta, conhecida por sua potente voz e temática de resistência e luta, que se apresentou na sala principal do Teatro Pedro II.

Importância da Leitura e da Cultura

A feira reforça a importância da leitura, da educação e do aprendizado para a formação do cidadão. Dados do Censo Nacional das Bibliotecas de 2009 mostram que o Brasil possuía 79% dos municípios com ao menos uma biblioteca pública, mas a média de leitura no país é baixa (1,8 livros por ano), contrastando com países como a Suécia (33,6 livros por ano). A feira busca estimular a leitura e o acesso à cultura, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e a comunicação.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.