CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Exportação de café brasileiro cresce 4,5% em setembro

No mês, quase 3,4 mi de sacas de 60 kg foram exportadas; ouça os detalhes no 'Giro do Agro' desta quarta-feira (19)
exportação café brasileiro
No mês, quase 3,4 mi de sacas de 60 kg foram exportadas; ouça os detalhes no 'Giro do Agro' desta quarta-feira (19)

No mês, quase 3,4 mi de sacas de 60 kg foram exportadas; ouça os detalhes no ‘Giro do Agro’ desta quarta-feira (19)

Exportação recorde de café em setembro

As exportações brasileiras de café em setembro atingiram um recorde, totalizando quase 3,4 milhões de sacas de 60 quilos. Isso representa um aumento de 4,5% em comparação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados do Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cécafé).

Destaque para o café arábica e região de Araraquara

O café arábica foi o grande destaque, com 2,93 milhões de sacas exportadas, um crescimento de 18% em relação a setembro de 2022. A região de Araraquara, interior de São Paulo, teve papel importante nesse resultado expressivo, contribuindo significativamente para a produção e exportação do grão. Marcos Matos, gerente do Cécafé, ressaltou a importância desse desempenho, que representa o segundo melhor resultado dos últimos cinco anos.

Desempenho do ano civil e perspectivas futuras

Apesar da queda de 3,9% nas exportações no ano civil (janeiro a setembro), com 28,75 milhões de sacas, o valor total arrecadado foi de US$ 6,73 bilhões, um aumento de 60%. Esse crescimento se deve aos preços internacionais mais altos, pressionados pela menor oferta brasileira, resultado de duas safras menores impactadas pelas condições climáticas. As exportações de arábica também tiveram um desempenho positivo no ano civil, com quase 24,7 milhões de sacas exportadas, um aumento de 3,3% e o melhor resultado dos últimos cinco anos.

O setor cafeeiro brasileiro demonstra resiliência, mesmo diante dos desafios climáticos. Os números de setembro indicam um cenário positivo para as exportações, impulsionado pela alta demanda internacional e pelo desempenho do café arábica. A expectativa é de que o mercado continue a se ajustar às oscilações de oferta, mantendo o Brasil como um importante player global no setor.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.