Baixa foi de 75% no comparativo do último mês de cada ano; em relação a novembro passado, houve crescimento de 73%
Exportações de Etanol em Queda
Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços apontam que as exportações brasileiras de etanol em dezembro de 2016 chegaram a 70.200.000 litros, uma queda de 75% em relação ao mesmo mês de 2015 (286 milhões de litros). Apesar da redução significativa na comparação anual, houve um crescimento de 73% em relação a novembro de 2016.
Exportações de Açúcar em Alta
Em contraponto à queda nas exportações de etanol, o Ministério da Agricultura divulgou aumento de 35% nas exportações de açúcar em 2016, em comparação com 2015. Esse dado demonstra um cenário positivo para o setor sucroalcooleiro, compensando parcialmente a retração no etanol.
Impacto no Setor
Considerando os 12 meses de 2016, as exportações de etanol somaram 1,793 bilhão de litros, 3,6% a menos que em 2015. Embora haja queda na exportação de etanol, o crescimento expressivo nas exportações de açúcar minimiza as perdas para os produtores, principalmente na região de Ribeirão Preto, um importante polo sucroalcooleiro.
Leia também
As oscilações no mercado internacional de etanol e açúcar demonstram a complexidade do setor, sujeito a variações de demanda e fatores climáticos. O aumento na exportação de açúcar contrabalança a queda no etanol, indicando uma situação equilibrada para os produtores brasileiros.