Número é mais que o dobro que no mesmo período de 2021; ouça mais no ‘Giro do Agro’ com a Andrielly Ferro
Exportações de Arroz Brasileiras Disparam no Primeiro Trimestre de 2022
As exportações brasileiras de arroz tiveram um crescimento expressivo no primeiro trimestre de 2022, alcançando 451 mil toneladas. Esse número representa mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2021, quando foram embarcadas 207 mil toneladas. Com esse resultado positivo, a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) projeta alcançar pelo menos 1,5 milhão de toneladas em exportações ao longo de 2022, superando o volume de 1,22 milhão de toneladas de 2021.
Principais Destinos e Novos Mercados
Os principais destinos das exportações brasileiras de arroz foram Senegal, Peru, Venezuela, Gâmbia e Serra Leoa. No entanto, o setor demonstra otimismo com a expansão para novos mercados. De acordo com Carolina Matos, gerente de exportações da Abiaarroz, o fim das restrições impostas pela pandemia de Covid-19 permitiu a intensificação de ações promocionais internacionais. Além disso, há um crescente interesse de indústrias arrozeiras que ainda não exportam em ingressar no mercado global. Desde janeiro, o setor tem incrementado as exportações para a Europa, com destaque para a entrada de Portugal e Espanha como novos destinos, com foco no arroz descascado.
Importações também em Alta
Apesar do forte crescimento das exportações, o Brasil também importou quase 107 mil toneladas de arroz no primeiro trimestre de 2022, um aumento em relação às 73.500 toneladas importadas em março de 2021.
Leia também
O cenário para o setor arrozeiro brasileiro se mostra promissor, impulsionado pelo aumento das exportações e pela abertura de novos mercados internacionais. A retomada das atividades após a pandemia e as ações promocionais estão contribuindo para esse crescimento. A expectativa é de um ano positivo para o setor, com a consolidação do Brasil como um importante player no mercado internacional de arroz.