CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Exportações de frutas crescem 2% em volume no primeiro trimestre de 2022

Volume total de frutas frescas exportadas até atrásra foi de 250 mil toneladas; ouça no 'Giro do Agro'
exportações de frutas
Volume total de frutas frescas exportadas até atrásra foi de 250 mil toneladas; ouça no 'Giro do Agro'

Volume total de frutas frescas exportadas até atrásra foi de 250 mil toneladas; ouça no ‘Giro do Agro’

Exportações de Frutas Crescem Apesar dos Desafios

As exportações brasileiras de frutas registraram crescimento de 2% em volume no primeiro trimestre de 2022, totalizando 250 mil toneladas. Melão, limão, manga e melancia lideraram os embarques entre janeiro e abril.

Limão: Aumento Significativo e Boas Perspectivas

O limão se destacou com um aumento de 20% nas exportações, atingindo quase 37 mil toneladas. Esse crescimento foi impulsionado por preços mais atrativos no mercado externo em comparação ao interno, e pela falta de produção em países como México, Colômbia e Guatemala, que abriu espaço para o produto brasileiro.

Impacto das Chuvas em Mangas e Uvas

Apesar do bom desempenho geral, as chuvas intensas no Vale do São Francisco afetaram a qualidade da manga, principal fruta exportada em 2021. Apesar de um aumento de 9% em volume, houve uma queda de 8% no valor devido à baixa qualidade da fruta. A produção de uva também sofreu com as chuvas, resultando em queda de 59% nas exportações em volume. A falta de frutas nos campos levou à priorização do mercado interno.

O setor fruticultor se mantém otimista, acreditando que a abertura de novos mercados e ações de promoção irão impulsionar as exportações nos próximos trimestres, compensando os impactos negativos causados pelas condições climáticas adversas.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.