CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Exportações do agronegócio brasileiro crescem 39% em abril

Neste período, os recordes foram na soja e nas carnes; ouça no 'Giro do Agro' com Gleice Lira
exportações agronegócio brasileiro
Neste período, os recordes foram na soja e nas carnes; ouça no 'Giro do Agro' com Gleice Lira

Neste período, os recordes foram na soja e nas carnes; ouça no ‘Giro do Agro’ com Gleice Lira

Agro brasileiro comemora recorde em exportações

As exportações do agronegócio brasileiro tiveram um crescimento expressivo de 39% em abril, alcançando a marca recorde de US$ 13,6 bilhões. Esse resultado foi impulsionado principalmente pela soja e seus derivados, além das carnes, produtos florestais, açúcar e café. É a primeira vez na história que os embarques do agro superam US$ 10 bilhões em um único mês de abril.

Desempenho apesar da redução na participação total

Apesar do recorde, a participação do agronegócio nas exportações totais do país caiu de 55,4% em abril de 2022 para 51,2% em abril de 2023. Essa redução se deve ao crescimento expressivo em outros setores exportadores.

China como principal parceira comercial

A China se consolidou como a principal parceira comercial do agronegócio brasileiro, representando mais de 43% das exportações de carne bovina e 57,6% das exportações de carne suína. O país asiático também foi o destino de quase 50% da receita dos embarques setoriais em abril. Outros destaques foram o aumento de 32,3% nas exportações de produtos florestais, 36,6% em açúcar e etanol, e mais de 24% no café.

Os dados, compilados pelo Ministério da Agricultura, demonstram a força do agronegócio brasileiro no cenário internacional, mesmo diante de uma redução na participação total das exportações nacionais. A China continua sendo um parceiro fundamental para o sucesso do setor.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.