Destaques vão para açúcar e álcool; ouça os detalhes no ‘Giro do Agro’ desta quinta-feira (17) com a Andrielly Ferro
Agronegócio Paulista em Expansão
As exportações do agronegócio paulista registraram um crescimento expressivo de 9,5% entre 2020 e 2021, segundo anúncio do governador João Doria. As importações também tiveram um aumento significativo, na ordem de 10,5%. Esse desempenho positivo impulsiona o setor para novos patamares de desenvolvimento.
Principais Setores e Parceiros Comerciais
Os cinco principais setores responsáveis por esse crescimento nas exportações foram: açúcar e álcool, soja, carnes, produtos florestais e sucos. Os principais destinos desses produtos continuam sendo a China, os Estados Unidos e a União Europeia, consolidando parcerias comerciais estratégicas para o estado.
Projeções Otimistas e Investimentos
O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Itamar Borges, se mostrou otimista em relação ao futuro do agronegócio paulista. Os dados positivos de 2021 projetam um crescimento ainda maior para 2022, impulsionado por investimentos em tecnologia, novas estratégias de plantio (integração lavoura-pecuária-floresta) e otimismo do setor. A integração lavoura-pecuária-floresta, por exemplo, tem permitido o aumento da produção em áreas já utilizadas, com o potencial de gerar duas ou três colheitas ao ano.
Leia também
O agronegócio paulista demonstra sua força e importância para a economia do estado, com um crescimento de 26% na produção entre 2020 (R$ 90 bilhões) e 2021 (R$ 122 bilhões). Esse cenário positivo indica um futuro promissor para o setor, com a expectativa de contínuo desenvolvimento e geração de riqueza para São Paulo.