Aumento foi de 9% em comparação ao mesmo período de 2023; importações também tiveram crescimento, de 7,3%, somando US$ 2 bilhões
As exportações do agronegócio paulista registraram um aumento de quase 9% no primeiro semestre de 2024, Exportações paulistas registram alta de US$ 14 bilhões no primeiro semestres de 2024, alcançando um total de 14 bilhões de dólares, segundo dados da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e do Instituto de Economia Agrícola (IEA). No mesmo período, as importações do setor cresceram 7,3%, totalizando 2 bilhões de dólares, resultando em um superávit comercial de 11 bilhões de dólares, o que representa um aumento de 9,4% em relação ao primeiro semestre de 2023.
Contexto da balança comercial do agronegócio paulista
Carlos Nábil, coordenador da APTA, explicou que os resultados da balança comercial são influenciados tanto pela quantidade exportada quanto pelos preços internacionais dos produtos, que não são determinados internamente no Brasil, mas sim por fatores globais, como a produção de outros países.
“É importante destacar que quando a gente fala de balança comercial, os resultados sempre são uma composição entre a quantidade exportada e o preço dos produtos no mercado internacional. Esses preços não são determinados internamente no Brasil, são preços que dependem de vários fatores, produção de vários países no mundo.”
Ele ressaltou que, em 2024, alguns produtos importantes para o agronegócio paulista, como soja e carnes, enfrentaram preços internacionais desfavoráveis, o que impactou negativamente o comércio exterior do setor. Por outro lado, produtos como açúcar, suco de laranja e café apresentaram preços internacionais mais favoráveis, contribuindo para o desempenho das exportações.
Participação e desempenho dos produtos no mercado externo: A pesquisa indicou que, no acumulado de janeiro a junho de 2024, as exportações do agronegócio representaram 42% do total das exportações do estado de São Paulo, enquanto as importações do setor corresponderam a 7,7% do total das importações estaduais.
Em uma análise específica do mês de junho de 2024 em comparação com junho de 2023, houve uma redução de 16% nas exportações do agronegócio paulista. Especialistas atribuem essa queda principalmente à diminuição nas vendas de soja em grão, açúcar e carne bovina. Em contrapartida, os valores das exportações de suco de laranja, café verde e celulose apresentaram aumento.
Principais produtos e destinos das exportações
Os cinco principais grupos responsáveis pelas exportações do agronegócio paulista no primeiro semestre de 2024 foram: o complexo sucroalcooleiro, produtos florestais, soja, carnes (especialmente a bovina) e suco de laranja. O café tradicional do estado ficou em sexto lugar entre os principais produtos exportados.
Quanto aos destinos das exportações, os principais mercados para o agronegócio paulista foram a China, a União Europeia e os Estados Unidos.
Entenda melhor
O desempenho do agronegócio paulista no comércio exterior é influenciado por fatores globais que afetam os preços internacionais dos produtos, além da quantidade exportada. Produtos com preços internacionais desfavoráveis, como soja e carnes em 2024, podem reduzir o valor total das exportações, mesmo que a quantidade exportada se mantenha. Por outro lado, produtos com preços mais elevados, como açúcar, suco de laranja e café, ajudam a equilibrar a balança comercial do setor.