A mostra ‘Anatomia da Linguagem’ pode ser visitada até sexta-feira (15); entrada é gratuita
Mais de 40 obras do artista plástico Carlos Resêndios estão expostas em Araraquara na mostra “Anatomia da Linguagem”. Em entrevista à CBN, o artista detalhou sua trajetória e a construção da exposição.
Elementos Visuais e a Anatomia da Linguagem
Resêndios explicou que a mostra representa seu retorno à cena cultural após 15 anos. A exposição, inicialmente construída em banners, será transformada em um livro de grandes dimensões (2,20m x 4m) ao final da mostra, repetindo o processo de uma exposição anterior.
Da Escola de Belas Artes à Biblioteca Nacional de Paris
A pesquisa para “Anatomia da Linguagem” levou Resêndios a um instituto de anatomia e ao estudo de 42 volumes de livros didáticos, traçando a evolução do desenho anatômico desde a linha até o vetor de design. Sua pesquisa o levou até a Biblioteca Nacional de Paris, onde descobriu o trabalho de um médico do século XIX, José Vilmon, cujas análises do cérebro e crânio eram ficcionais. Resêndios recriou esses mapeamentos, transformando-os em objetos de design, inicialmente em gravuras e, posteriormente, impressos em 3D.
Leia também
O Design do Corpo e a Conexão com o Público
O público tem se mostrado fascinado pela escala das peças e pelo tratamento dado aos elementos antropológicos (cérebro e crânio), que são apresentados como formas de visualizar o design do corpo humano, conectando-o a sentimentos e ações. A mostra disponibiliza um catálogo gratuito com diferentes versões, detalhando o processo criativo. A exposição “Anatomia da Linguagem” fica em Araraquara até 15 de dezembro na Casa da Cultura Luiz Antônio Martínez Correia (Rua São Bento, 909 – Centro). A entrada é gratuita e visitas guiadas podem ser agendadas pelo telefone (3333) 1159.



