CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Extrato de soja pode ajudar no combate ao câncer de mama

Resultado é fruto de estudo da Faculdade de Farmácia da USP Ribeirão que foi publicado em revista internacional
Extrato de soja e câncer de mama
Resultado é fruto de estudo da Faculdade de Farmácia da USP Ribeirão que foi publicado em revista internacional

Resultado é fruto de estudo da Faculdade de Farmácia da USP Ribeirão que foi publicado em revista internacional

Um estudo recente da Faculdade de Farmácia da USP (Universidade de São Paulo) traz esperança para o tratamento do câncer de mama, uma doença que afeta milhares de mulheres anualmente. A pesquisa explora o potencial do extrato de soja biotransformado na destruição de células cancerosas.

O Potencial do Extrato de Soja

A Dra. Bianca Estouco, doutora em Ciências pela Faculdade de Farmácia da USP Ribeirão, liderou a pesquisa e explica como o extrato de soja age contra as células cancerosas. O estudo partiu da hipótese de que os ativos presentes no extrato de soja poderiam induzir a morte de células tumorais. Inicialmente, a equipe acreditava que as isoflavonas da soja seriam as responsáveis por esse efeito.

Resultados Promissores em Laboratório

O estudo, publicado em uma revista internacional, utilizou um extrato de biosoja produzido nos laboratórios da Faculdade de Farmácia da USP Ribeirão para testes com dois tipos de câncer de mama: um tumor dependente e outro não dependente de estrógeno. Os resultados mostraram que, após 24 horas de ensaio laboratorial, ambas as linhagens de células tumorais responderam ao tratamento com diferentes concentrações do extrato. A maior concentração testada demonstrou a morte celular por apoptose.

A Importância da Detecção Precoce

Os sintomas mais comuns do câncer de mama incluem o aparecimento de um caroço ou endurecimento na mama, irritação na pele, dores ou descamação. Os tratamentos atuais variam desde quimioterapia até cirurgia, dependendo do estágio da doença. A pesquisadora Bianca Estouco demonstra otimismo com os avanços dos estudos, ressaltando que, embora sejam necessários mais estudos para que o extrato se torne um produto terapêutico, a pesquisa abre um caminho promissor para o futuro tratamento do câncer de mama.

O estudo reforça a importância do diagnóstico precoce, através da mamografia e exames de imagem, para aumentar as chances de sucesso no tratamento.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.