CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fábricas de calçados se preparam para as tendências outono-inverno

Modelos tradicionais e coloridos ganham espaço no setor calçadista de Franca
calçados outono-inverno
Modelos tradicionais e coloridos ganham espaço no setor calçadista de Franca

Modelos tradicionais e coloridos ganham espaço no setor calçadista de Franca

Com o calor intenso da estação, sandálias, chinelos e rasteirinhas substituem os sapatos fechados. O taxista Márcio Galberto, por exemplo, prefere calçados mais leves e confortáveis para enfrentar as altas temperaturas: “Ah, muito calor, esses dias que faz muito calor, a gente prefere usar um calçado mais tranquilo, mais adequado, mais saudável”.

Calçados para o verão e o que vem por aí

Enquanto as vendas de calçados leves aquecem, as fábricas se preparam para a coleção outono-inverno. Em Franca, polos calçadistas já trabalham a todo vapor. Para o público masculino, a aposta são modelos refinados e exclusivos, com cores vibrantes que lembram obras de arte, como explica o químico Carvalho Bandeira Júnior: “A gente trabalha com mais ou menos 35 minutos, pinta o sapato totalmente artesanal mesmo, pintado à mão mesmo, com a sua sua pintura. Aqui a gente trabalha com cores diversas, a gente faz o efeito na mão também, tudo artesanal mesmo”. A inspiração para esses modelos vem da Europa, onde o dono da fábrica, Walter Sintra, buscou novas ideias em junho e julho.

Tendências outono-inverno

Para as mulheres, a tendência é a versatilidade, com botas de cano alto e curto, e tênis inspirados nos anos 80. A designer Talita Fidelis destaca o conforto e estilo como fatores importantes: “Hoje essa pegada do esportivo está muito forte devido à busca de conforto, estilo e praticidade para o dia a dia da mulher. Hoje o sapato pode estar entrando em um look como um acessório. Então com isso ela pode estar colocando uma roupa mais neutra usando ele como acessório, usando para trabalhar naquela esticadinha para o happy hour porque ele tem conforto e estilo ao mesmo tempo”. Cores como marrom, bege e branco, além de metalizados, devem continuar em alta, assim como o estilo barroco, representado pelo veludo e aplicações em calçados. Estilos ingleses, como os oxfords e botinhas, e o estilo militar, com estampas camufladas e amarrações, também são tendências.

Preparação para a feira

As novidades serão apresentadas na feira Zero Grau, um dos principais eventos do setor calçadista do país. Uma das fábricas espera vender 100 mil pares durante a feira. A expectativa é grande, com modelos inovadores e coloridos, como um tênis que será apresentado com um pé de cada cor para chamar a atenção do público. A feira promete ser um evento vibrante e cheio de novidades para o setor calçadista.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.