Gislene dos Santos, professora do curso de Gestão de Políticas Públicas da USP, explica como as atividades vão ser desenvolvi
A Faculdade de Direito e a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP de Ribeirão Preto lançaram uma clínica de direitos humanos para mulheres.
Serviços Oferecidos
A clínica oferece atendimento gratuito a mulheres de baixa renda residentes em Ribeirão Preto e região, fornecendo orientação jurídica e auxílio no encaminhamento de demandas judiciais. As atividades são realizadas presencialmente e virtualmente, em conjunto pela USP.
Demandas e Desafios
De acordo com a professora Gislenha Parecida dos Santos, do curso de Gestão de Políticas Públicas da USP, a clínica busca atender às necessidades das mulheres, muitas vezes reprimidas. Os problemas mais comuns incluem violência doméstica, dificuldades de acesso à moradia e educação de qualidade, e a falta de acesso à justiça para garantir pensões alimentícias. Um desafio significativo é a dificuldade de escuta por parte de profissionais qualificados, levando a clínica a focar na construção de um diálogo que valorize a experiência das mulheres.
Leia também
Como Acessar o Serviço
As mulheres interessadas em obter auxílio podem entrar em contato por meio do e-mail: [email protected]. A equipe da clínica está pronta para responder a perguntas, fornecer informações e encaminhar formulários de assessoria jurídica.
A iniciativa demonstra um compromisso em promover os direitos humanos das mulheres e garantir o acesso à justiça, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária. O projeto abrange não apenas a assessoria jurídica, mas também a construção de conhecimento e o empoderamento feminino por meio de diálogos e discussões sobre temas relevantes para as mulheres das comunidades periféricas.



