CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falta de Carteiras de Trabalho prejudica moradores da região

Chefe de agência Jonas Lopes conversou com a CBN Ribeirão
Carteiras de Trabalho
Chefe de agência Jonas Lopes conversou com a CBN Ribeirão

Chefe de agência Jonas Lopes conversou com a CBN Ribeirão

Moradores de Ribeirão Preto e região enfrentam dificuldades para obter a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) devido à escassez do documento. A situação afeta trabalhadores de cidades como Pradópolis, Guariba, Taquaral, Taiúva e Taiaçu, que muitas vezes precisam se deslocar para outros municípios na tentativa de emitir o documento essencial para o registro formal de seus empregos.

Impacto da Escassez nas Agências

Em janeiro, a agência de Jaboticabal emitiu 296 carteiras, das quais 85 foram destinadas a moradores de outras cidades, evidenciando a demanda regional. Jonas Lopes, chefe da agência do Ministério do Trabalho, reconhece que o número de carteiras disponíveis é insuficiente para atender a todas as necessidades. Apesar do envio regular de carteiras pela gerência de Ribeirão Preto, não há como suprir a demanda das prefeituras conveniadas.

Problemas em Ribeirão Preto e a Nível Estadual

A falta de carteiras também se faz sentir em Ribeirão Preto, onde o Poupatempo recebe, em média, 120 solicitações diárias. Ivair de Oliveira, diretor regional da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, relata que o problema persiste há mais de um mês em todo o estado de São Paulo, afetando inclusive os serviços do Poupatempo. A orientação aos trabalhadores é aguardar a resolução por parte do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Causas e Perspectivas

A causa do problema reside no descumprimento de um acordo com a empresa responsável pela impressão das carteiras. A Certes, empresa responsável pela emissão, alega que a responsabilidade é do Ministério do Trabalho. Segundo informações, a empresa que imprimia as carteiras não cumpriu o contrato com o MTE, interrompendo o fornecimento. A perspectiva é de que a situação seja normalizada em breve.

A expectativa é que, em breve, o Ministério do Trabalho encontre uma solução para regularizar a emissão das carteiras e minimizar os transtornos causados aos trabalhadores.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.