CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falta de compromisso ambiental prejudica a sociedade

Ouça a coluna 'CBN Sustentabilidade', com Carlos Alencastre
Compromisso ambiental
Ouça a coluna 'CBN Sustentabilidade', com Carlos Alencastre

Ouça a coluna ‘CBN Sustentabilidade’, com Carlos Alencastre

O rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015, deixou marcas profundas no Brasil, muito além do impacto ambiental imediato. Mais de oito anos depois, as consequências econômicas e sociais para milhares de pessoas continuam a ser sentidas.

Impactos econômicos e sociais devastadores

O desastre ambiental na Samarco, em Minas Gerais, afetou drasticamente a economia local e regional. A lama tóxica atingiu o Rio Doce, contaminando a água e afetando o abastecimento de diversas cidades, chegando até o Oceano Atlântico. Milhares de pessoas perderam seus empregos e meios de subsistência, como demonstra o caso de uma engenheira química que, após o acidente, teve de se mudar e trabalhar como motorista até conseguir um novo emprego.

A ineficácia da fiscalização e a lentidão na reparação dos danos

Apesar do tempo decorrido, pouco foi feito para reparar os danos causados. A Samarco recorreu de multas e não pagou as indenizações devidas às vítimas, que tiveram que reconstruir suas vidas do zero. A fiscalização ambiental é apontada como ineficaz, e a prevenção de acidentes como este continua sendo um desafio. Mesmo com recursos destinados à reparação, a recuperação ambiental completa é um processo lento e complexo, levando décadas para que ecossistemas afetados se restabeleçam.

Um futuro incerto e a necessidade de prevenção

Acidentes como o de Mariana são um alerta para a fragilidade dos mecanismos de fiscalização e prevenção de desastres ambientais no Brasil. A repetição de eventos similares, como o vazamento de petróleo na Baía de Guanabara em 2000 e o rompimento de outra barragem de mineração em 2007, demonstra a necessidade urgente de aprimoramento das medidas de segurança e de responsabilização das empresas envolvidas. A recuperação ambiental, social e econômica demanda um esforço contínuo e investimentos significativos, para que tragédias como essa não se repitam e suas consequências sejam mitigadas com maior eficácia.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.