CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falta de creches continua atormentando mães de Ribeirão Preto

Conselho Tutelar confirma falta de vagas e diz que Ministério Público tem sido a alternativa
Falta de creches
Conselho Tutelar confirma falta de vagas e diz que Ministério Público tem sido a alternativa

Conselho Tutelar confirma falta de vagas e diz que Ministério Público tem sido a alternativa

A falta de vagas em creches públicas em Ribeirão Preto tem gerado grande preocupação entre pais e responsáveis no fim do ano. Muitas famílias enfrentam dificuldades para encontrar locais seguros e confiáveis para deixar seus filhos enquanto trabalham.

Desespero de pais e mães

O problema afeta diversas famílias. Uma aposentada que reside próximo a uma creche relata ver diariamente mães desesperadas na porta da unidade, sem conseguir vagas para seus filhos. Outra avó, Maria Aparecida Ribeiro, conta a saga de conseguir uma vaga para o neto de um ano e oito meses, enfrentando sucessivos adiamentos e a falta de opções acessíveis na região.

A busca incessante por vagas

A comerciante Juliana Moraes descreve a dificuldade de encontrar vagas para seus dois filhos, um deles com apenas um ano. A recepcionista Daniela Moreira também se preocupa com a falta de vagas para seu filho e a necessidade de conciliar trabalho e cuidados com a criança. A situação de insegurança e incerteza quanto à obtenção de vagas é relatada por diversas mães, que buscam ajuda em órgãos como o Conselho Tutelar.

Ação do Conselho Tutelar e Ministério Público

O Conselho Tutelar de Ribeirão Preto recebe diariamente cerca de 100 mães em busca de vagas, mas apenas 5% conseguem. A conselheira Vera Silva explica que a demora na resposta das creches já configura uma negativa. Sem alternativas, o Conselho Tutelar e o Ministério Público têm atuado para garantir o direito das crianças a uma vaga, recorrendo ao Judiciário. Segundo o promotor Ramon Lopes Neto, mais de 4 mil crianças aguardam por vagas na cidade. O Ministério Público já ajuizou 22 ações contra a prefeitura em 2023, cada uma representando um grupo de crianças. A situação exige uma resposta urgente da prefeitura, que precisa priorizar a questão das vagas em creches como uma política pública fundamental.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.