Universitários e moradores da região que são atendidos nos hospitais do campus temem pelo alto número de roubos recentes
A região dos Campos da USP em Ribeirão Preto, apesar de ser um local movimentado por estudantes e pacientes do Hospital das Clínicas, enfrenta sérios problemas com a falta de iluminação, principalmente à noite. A escuridão aumenta a sensação de insegurança para quem utiliza o transporte público, estuda ou trabalha na região.
Falta de Iluminação e Insegurança
A iluminação precária nos Campos da USP é apontada como o principal problema. Embora as principais ruas possuam iluminação, os alunos relatam que ela é insuficiente, piorando ainda mais em dias de chuva. Há relatos de trechos totalmente sem iluminação, como o caminho para a Hacim, tornando-se alvo fácil para assaltos. Estudantes relatam casos de roubos de celulares, dinheiro e outros pertences, forçando-os a andar sempre acompanhados para se sentirem mais seguros, mesmo durante o dia.
Medo e Precauções Diárias
O medo é constante entre quem frequenta a região à noite. Estudantes descrevem a necessidade de andar em grupos, evitar caminhos escuros e permanecer atentos ao redor. A sensação de insegurança é tão grande que até mesmo durante o dia, a vigilância é redobrada, com pessoas segurando bolsas e olhando para trás constantemente. A USP chegou a disponibilizar mapas nos pontos de ônibus, indicando os locais mais perigosos, com alertas de furtos e roubos de carros e pessoas.
Leia também
- Risco alto de incêndios florestais sp: Defesa Civil emite alerta para risco alto de incêndios florestais na região de Ribeirão Preto
- Pesquisadores da USP Ribeirão desenvolvem teste rápido para predizer risco de queda em idosos
- Pesquisadores da USP de Ribeirão desenvolvem teste que pode prever risco de queda de idosos
Investigação e Soluções
Em resposta às reclamações, a USP informou que as obras de um novo sistema de iluminação foram interrompidas com mais de 85% de conclusão, restando apenas a região do Hospital das Clínicas e do Hemocentro. A prefeitura afirma ter tomado as iniciativas necessárias para finalizar a obra e também investe na poda de árvores para melhorar a iluminação. A administração se coloca à disposição para dialogar com os estudantes sobre os problemas de infraestrutura.



