Festival de cultura japonesa teria a 23ª edição realizada entre 8 a 10 de julho, em Ribeirão Preto
O tradicional Festival Tanabata, evento dedicado à cultura japonesa que ocorre há 23 anos em Ribeirão Preto, teve sua edição de 2016 cancelada. A decisão foi tomada devido à falta de recursos, marcando a primeira suspensão do festival desde o seu início na cidade.
Dificuldades Financeiras
Os organizadores confirmaram na última sexta-feira que as incertezas econômicas do país impactaram negativamente a captação de recursos privados, através do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ICMS). Essa dificuldade em obter financiamento externo inviabilizou a realização do evento este ano.
Apoio Municipal Insuficiente
A Secretaria Municipal de Cultura informou que, assim como no ano anterior, disponibilizou R$ 50 mil para apoiar o festival, valor já previsto no orçamento. No entanto, a secretaria declarou que não foi possível antecipar mais recursos aos organizadores, o que contribuiu para o cancelamento do Tanabata.
Leia também
Impacto Cultural
O cancelamento do Festival Tanabata representa uma perda para a comunidade de Ribeirão Preto, que tradicionalmente celebra a cultura japonesa através deste evento. A expectativa é que a situação econômica melhore nos próximos anos, permitindo a retomada do festival e a continuidade da celebração da cultura japonesa na cidade.
A ausência do festival neste ano deixa uma lacuna na agenda cultural da cidade, mas a esperança é que o evento retorne em edições futuras.



