Museu Histórico, do Café, da Imagem e o Memorial da Segunda Guerra seguem sem prazo para reabertura
Os museus de Ribeirão Preto enfrentam diversos problemas, comprometendo o acesso da população à cultura.
Museus Fechados e Ameaçados
Os museus históricos e do café, fechados desde março de 2022 devido ao desabamento de um forro, foram reformados com recursos privados (R$ 400 mil). No entanto, ainda sofrem com infestação de cupins. O museu da imagem e do som, após reforma da prefeitura, teve sua fiação elétrica furtada e seu acervo permanece na Secretaria Municipal da Cultura. O Museu Municipal da Segunda Guerra Mundial também está fechado para reformas, sem previsão de término e sem funcionários.
Falta de Investimento e Conselho Cultural
A cidade está há dez meses sem um Conselho Cultural, essencial para o diálogo entre a sociedade civil e o poder público. A situação financeira da cultura em Ribeirão Preto é preocupante, com investimentos em queda nos últimos anos. Em 2018, apenas 0,5% do orçamento municipal foi destinado à cultura, um recorde negativo.
Teatro de Arena: Mais um Problema
O Teatro de Arena, fechado há um ano e três meses após uma reforma de R$ 1.200.000, foi alvo de vandalismo e furtos, tendo sua fiação elétrica, torneiras e até um elevador para deficientes roubados.
A secretária da Cultura busca recursos junto à União e ao governo do Estado, além de parcerias privadas, para solucionar os problemas e garantir o acesso da população aos espaços culturais. A situação demonstra a necessidade de maior investimento e atenção à preservação do patrimônio cultural da cidade.



