CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falta um pouco mais de carinho, lamenta frequentador do Parque Tom Jobim

Espaço tem mesas e bancos quebrados e grades danificadas; parques administrados pelo poder privado estão em melhores condições
Parque Tom Jobim
Espaço tem mesas e bancos quebrados e grades danificadas; parques administrados pelo poder privado estão em melhores condições

Espaço tem mesas e bancos quebrados e grades danificadas; parques administrados pelo poder privado estão em melhores condições

Ribeirão Preto experimenta diferentes modelos de gestão de áreas verdes, com resultados variados. Enquanto alguns parques sofrem com falta de manutenção e vandalismo, outros, sob gestão público-privada, apresentam melhorias significativas.

Parques com problemas de manutenção

No Parque Tom Jobim, localizado na zona norte, moradores relatam problemas como mesas e bancos quebrados, grades danificadas e falta de iluminação. Apesar de uma reforma em 2018, a parceria com a construtora foi pontual e o parque voltou a sofrer com vandalismo e falta de segurança. A prefeitura realizou melhorias na iluminação em 2023, mas a gestão continua sob responsabilidade exclusiva do poder público. Um comerciante local, Ricardo Padovantes, destaca a necessidade de maior cuidado da administração municipal e a importância da colaboração da população para reduzir o vandalismo.

Sucesso das Parcerias Público-Privadas

Em contraponto, os parques Raia (no Jardim Botânico) e Curupira (na zona leste) demonstram os benefícios da parceria público-privada. No Parque Raia, a iniciativa privada, por meio do programa “Verde Cidade”, garante a manutenção impecável do espaço, elogiada por frequentadores como o professor Julio César Nascimento. Já o Parque Curupira, após enfrentar problemas com mato alto e falta de iluminação, apresenta hoje uma melhora significativa, segundo relatos de moradores como Eliane Gomes Martins. A operadora de planos de saúde responsável pela manutenção destaca a importância social do projeto e o engajamento com a comunidade.

Expansão das Parcerias

O programa “Verde Cidade” atualmente mantém parcerias com empresas para a manutenção de diversos espaços verdes, incluindo parques, praças e canteiros centrais. O secretário de infraestrutura de Ribeirão Preto, Carlos Alencastre, afirma que o município busca expandir essas parcerias, oferecendo um processo simples e contratos com duração de cinco anos, renováveis anualmente. O objetivo é preservar, recuperar, arborizar e manter os espaços, enquanto as empresas podem divulgar suas marcas. O modelo demonstra ser uma alternativa promissora para melhorar a qualidade dos espaços públicos e promover a responsabilidade social das empresas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.