Garoto de 4 anos, que sofre de problemas no intestino, aguardava por um transplante em Miami, nos Estados Unidos
Retorno ao Brasil
A família de Miguel, uma criança que sofre de diarreia intratável, uma doença rara no intestino, está retornando ao Brasil após um longo período nos Estados Unidos. A previsão de chegada é em 10 dias, em São Paulo.
Tratamento nos EUA e Mobilização
Miguel foi levado para Miami aos poucos mais de um ano de idade para tratamento especializado. A família arrecadou R$ 1,5 milhão por meio de campanhas que contaram com o apoio de artistas. Nos EUA, o tratamento envolveu a busca por uma solução para a doença, que impossibilita Miguel de se alimentar pela boca, necessitando de cateter. A fragilidade de sua saúde o impediu de entrar na fila nacional de transplante no Brasil.
Próximos Passos e Desafios
Após o retorno, a família pretende que Miguel seja internado no Hospital de Meninos de Jesus em São Paulo. O plano é que, após um período de observação e tratamento, ele possa voltar para Franca, sua cidade natal, para continuar o tratamento em regime de home care. A família custeará as passagens aéreas, com a possibilidade de reembolso pelo governo federal. O Ministério da Saúde ainda não se pronunciou sobre o caso. Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas nos EUA e dos desafios do tratamento, Miguel está bem e realiza exames regularmente.
Leia também
A família demonstra alívio em retornar ao Brasil, buscando dar continuidade ao tratamento de Miguel em solo nacional e mais próximo de sua comunidade.



