CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Família de Dom Sérgio, cardeal que pode ser eleito papa, reforça torcida e expectativa

Dom Sérgio da Rocha, de 65 anos, é um dos sete cardeais brasileiros aptos a votar na escolha do novo líder da Igreja Católica
Família de Dom Sérgio
Dom Sérgio da Rocha, de 65 anos, é um dos sete cardeais brasileiros aptos a votar na escolha do novo líder da Igreja Católica

Dom Sérgio da Rocha, de 65 anos, é um dos sete cardeais brasileiros aptos a votar na escolha do novo líder da Igreja Católica

A família de Dom Sérgio da Rocha, Família de Dom Sérgio, cardeal que, de 65 anos, um dos sete cardeais brasileiros aptos a votar no conclave que escolherá o próximo Papa, manifestou apoio para que ele seja o novo líder da Igreja Católica. Dom Sérgio é arcebispo de Salvador, na Bahia, e nasceu em outubro de 1959.

Na manhã desta terça-feira, após a primeira votação no conclave, a fumaça preta saiu da chaminé da capela, indicando que o novo Papa ainda não foi escolhido. A próxima rodada de votações está prevista para as 14h.

Expectativa da família: Vinícius Ramos, primo do cardeal e residente no interior de São Paulo, descreveu a ansiedade da família:

“Agora o coração começa a bater mais forte e é cada vez mais ansioso na expectativa de que saia uma fumaça branca lá e que seja o Dom Sérgio. Confesso que é tudo muito novo, a gente fica e o momento é o momento de ficar sempre atento na televisão e aguardando. Até hoje à tarde eu estava dando uma olhada no grupo da família, a família está tudo postando no grupo que estão em casa tudo de olho na fumaça.”

Dom Sérgio embarcou para Roma no dia 22 de abril, um dia após a morte do Papa Francisco.

Regras e funcionamento do conclave: Segundo as regras da Igreja Católica, apenas cardeais com menos de 80 anos podem votar no conclave. Dos oito cardeais brasileiros, sete atendem a esse critério.

O conclave segue até que um novo Papa seja escolhido, podendo ocorrer ao longo de várias rodadas de votação. Caso não haja definição até o terceiro dia, as votações são interrompidas por 24 horas para um período de oração e reflexão.

Histórico das eleições recentes

A duração média dos últimos dez conclaves foi de três dias, e nenhum durou mais que cinco dias. As eleições de 2005, que elegeu o Papa Bento XVI, e de 2013, que elegeu o Papa Francisco, foram concluídas em dois dias. Conclaves curtos costumam projetar uma imagem de unidade entre os cardeais.

Informações adicionais

A CBN tem acompanhado o conclave com cobertura intensa por meio de seus correspondentes na Itália. A fumaça preta indica que ainda não houve escolha, enquanto a fumaça branca sinaliza a eleição do novo Papa.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.