Jovem morreu atropelado no último sábado (30), após cair do veículo; o MP começa a investigar do adolescente
Tragédia em Ribeirão Preto: Adolescente de 14 anos morre atropelado por trenzinho
O acidente e as investigações
O Ministério Público investiga a morte de Giamacena Rita, de 14 anos, atropelado por um trenzinho em Ribeirão Preto no último fim de semana. A família afirma que o garoto receberia R$ 5 para trabalhar como animador no veículo. O pai, Rogério Aparecido Rita, relatou que não sabia da atividade do filho e que a última conversa entre eles ocorreu na tarde do dia do acidente. Ele pede justiça e responsabilização do motorista, afirmando que o dinheiro não importa, apenas a punição pelo ocorrido. O corpo de Giamacena foi enterrado na manhã seguinte.
Irregularidades e responsabilidades
O promotor Luiz Henrique Pacine destaca duas infrações: o trabalho irregular de um menor de 14 anos e o homicídio culposo por imprudência do motorista. Pacine critica o uso de trenzinhos para transportar crianças, considerando-o de alto risco. A prefeitura confirmou que o trenzinho não possuía autorização para circular em Ribeirão Preto, tendo seu proprietário solicitado o alvará apenas na quinta-feira anterior ao acidente. O Ministério Público do Trabalho também abriu inquérito para apurar o caso.
Leia também
Histórico de acidentes e medidas tomadas
Este é o quarto acidente envolvendo trenzinhos na região em poucos anos. Casos anteriores resultaram em outras mortes e ferimentos. Após o ocorrido, os proprietários de 13 trenzinhos de Ribeirão Preto emitiram uma nota lamentando o acidente e anunciando medidas como a suspensão temporária da utilização de personagens nos veículos, redução do som e intensificação de procedimentos de segurança, visando rever o sistema operacional.
A tragédia envolvendo Giamacena expõe a necessidade de maior fiscalização e segurança em relação a esse tipo de atividade, principalmente no que diz respeito à proteção de menores e à prevenção de acidentes. As investigações em curso buscam apurar as responsabilidades e garantir que medidas sejam tomadas para evitar novas ocorrências.



